quarta-feira, 29 de junho de 2016

Grupo de Estudos Narrativos




Direcionado para psicólogos interessados em conhecer mais a respeito das práticas narrativas, este grupo tem a proposta de ser um espaço de discussão teórica e clínica.

O grupo com início marcado para 05/julho alcançou o número máximo de participantes e está com as inscrições encerradas. Porém, estamos abrindo a possibilidade de um segundo grupo com novas datas, também às terças feiras, com início no dia 12/julho.

Para participar, é só mandar um email para psicojd@gmail.com ou whatsapp 9981-3821 e confirmar sua inscrição.

Abaixo estão as principais informações.


Grupo de Estudos Narrativos - Grupo 2
(conversações teóricas e supervisão de casos)
Coordenação: João David C. Mendonça  (CRP 12/03702)

5 encontros quinzenais de 90 minutos (terças feiras das 14h às 15h30min)

Local: Familiare Instituto Sistêmico - Florianópolis, SC
Novas datas previstas:   12/07, 26/07, 09/08, 23/08, 06/09

Valor: R$ 50,00 por encontro

Contato e inscrição: whatsapp 9981-3821 / psicojd@gmail.com

Outras informações


O grupo será pequeno, entre 4 e 7 pessoas.


Pretende-se trabalhar alguns conceitos e práticas narrativas a partir das experiências pessoais e clínicas que cada participante poderá trazer para o grupo.


Também pretendo discutir alguns casos clínicos que podem ser trazidos por mim ou por algum participante. Porém não será uma supervisão tradicional de acompanhamento sequencial do caso, mas uma intervenção pontual, focando mais no terapeuta e suas habilidades do que no conteúdo do caso em si.


De acordo com as conversas, poderemos sugerir e repassar alguns textos em pdf (em inglês, espanhol ou português) para que cada participante possa aprofundar o que está sendo debatido. Algum destes textos poderão ser trabalhados mais a fundo no próprio encontro, dependendo do interesse do grupo.


Não há um esquema prévio fechado de temas, pois vai depender muito de como o grupo vai preferir caminhar, e dos casos que vamos discutir.


A participação será considerada para os 5 encontros mesmo que a pessoa falte em algum.


Este projeto é fruto de uma idéia em que venho pensando há algum tempo: trabalhar com pequenos grupos de estudo e supervisão tendo como base principal a perspectiva narrativa, pois acredito que trabalhar a partir desta abordagem tem um efeito revitalizador para o terapeuta em sua experiência profissional.


É um formato que será novo para mim, sobre o qual eu coloco algumas boas expectativas, mas também creio que ele irá se aprimorando a partir das conversas e da participação da pessoas que toparem se envolver com ele.

A intenção é que esta experiência possa enriquecer a identidade profissional e a prática terapêutica dos participantes.

Nenhum comentário: