sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O problema

Quais as implicações deste pensamento nas intervenções terapêuticas? Que mudanças no processo conversacional da terapia podem ocorrer a partir da apropriação deste conceito?
Estes são temas que vamos tratar no curso Práticas Narrativas na Terapia.
Clique na imagem abaixo para saber mais.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Doe palavras

Vejam que lindo este projeto.

Um movimento para levar mensagens de força aos pacientes com câncer do Instituto Mário Penna.

Envie mensagem pelo website www.doepalavras.com.br ou pelo seu próprio twitter com a hashtag #doepalavras e ela será exibida para os pacientes e parentes nas tvs dos hospitais.

Simples e precioso.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Práticas Narrativas na Terapia

Compartilho com os leitores do blog a divulgação do curso que ministrarei no Instituto Familiare:

O Familiare Instituto Sistêmico está promovendo mais uma edição do curso Práticas Narrativas na Terapia, ministrado pelo psicólogo João David C. Mendonça. O curso, que acontece às quintas feiras (19h às 22h) a partir do dia 24 de março, é baseado no enfoque narrativo desenvolvido pelo terapeuta australiano Michael White (1948-2008).

Através desta abordagem, é possível alcançar uma nova compreensão de como as pessoas podem se relacionar com seus problemas e com as histórias de suas próprias vidas. Estas histórias, segundo Michael White, são o interesse principal da intervenção psicológica sob a perspectica narrativa.

Além disso, o contato com a Terapia Narrativa tem despertado em muitos terapeutas um renovado interesse sobre as suas próprias histórias, influenciando positivamente seu jeito de trabalhar e de pensar a vida.

O objetivo do curso é servir como um espaço de introdução, reflexão e discussão sobre as Práticas Narrativas e sua aplicação na clínica psicológica e outros contextos.

O curso será oferecido a um grupo pequeno (no máximo 18 pessoas), e será ministrado através de conversações a partir da leitura de textos de Michael White.

O curso é dirigido a psicólogos e estudantes de Psicologia, mas está aberto a outros profissionais que tenham interesse no tema.